Guia completo: Quais são os diferentes tipos de Yoga?
Você já se perguntou quais são os diferentes tipos de Yoga? Vamos a uma breve introdução sobre o assunto.
O Yoga é milenar, a Índia é o país onde se originou o conceito e segundo estudos a ideia original da prática é um pouco diferente da forma como praticamos hoje em dia. Mas fiquem tranquilos que ao longo do texto você vai aprender sobre:
- História do Yoga
- O que é o Yoga
- Benefícios do Yoga
- Quais foram as primeiras formas de Yoga
- Quais estilos de Yoga atuais
- Como escolher o estilo de Yoga
O Yoga é bem conhecido pelo mundo, porém é muito mais que posturas de alongamento, há muito a ser revelado para os usuários que apenas observam essa prática. Vamos conhecer um pouco da história do Yoga.
História do Yoga
A história do Yoga é bem longa, mas vamos resumir para você, inclusive fica o convite para você participar da nossa turma de formação em Yoga.
O Yoga nasceu aproximadamente 5 mil anos, na Índia, seus criadores foram Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos. Em teoria o Yoga foi elaborado de forma instintiva, com movimentos complexos e de grande beleza.
Mesmo sem um nome definido na época, surgiram os princípios dessa filosofia de vida seguida por milhões de pessoas pelo mundo. Em pouco tempo, recebeu o seu nome sânscrito. A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir”, “unir” ou “concentrar”. Algumas das traduções também incluem os significados de “juntando”, “unindo”, “união”, “conjunção” e “meios” – Termos encontrados na Wikipédia
Esta técnica conduz seus praticantes a um estado de intenso relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo, ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.
Há centenas de estilos diferentes de yoga no mundo, que propõem diversos caminhos para alcançar o mesmo objetivo: o Samádhi, a Iluminação da Consciência e/ou compreensão da existência.
Mas antes de conhecer os estilos é interessante aprender um pouco mais sobre o que é Yoga.
O que é o Yoga
Define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspectos da sua existência. É uma prática que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. Esta prática consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.
Benefícios do yoga
A prática do yoga apresenta inúmeros benefícios que se traduzem em ganhos muito reveladores para melhoria da saúde do indivíduo que a executa, a saber:
Benefícios relacionados com as articulações
Fatores de risco antes do Yoga | Sintomas | Efeitos do Yoga |
|
|
|
Benefícios relacionados com estados emocionais
Um estilo de vida moderno desequilibrado leva ao aumento de stress, de ansiedade, depressão, emoções negativas e diminuição da concentração. Os efeitos adversos de fármacos devido à sua falta de eficácia levam o indivíduo a procurar um método de tratamento não farmacológico e não invasivo, como é o caso do yoga.
O yoga reduz o stress, ansiedade, depressão e proporciona um crescente número de emoções positivas, segundo alguns estudos.
Exercícios de respiração lenta estão associados a uma melhoria do estado de humor.
Para além disso, nomeadamente na melhoria dos sintomas associados à depressão a curto prazo, sendo mais eficazes que o relaxamento e exercícios aeróbios.
Benéficos relacionados com o controle do peso
Fatores de risco antes do Yoga | Efeitos do Yoga | Qual a dose? |
|
|
|
Quais foram as primeiras formas de Yoga
– Bhakti: O caminho do coração – é um processo de Reunião com o Divino em forma de oferta de amor e devoção. Inclui práticas como: cerimônias de adoração, canto de mantras e toda a expressão artística do coração.
– Jnana Yoga: o caminho da mente, é um processo que nos lembra e reconhece nossa natureza divina através da discriminação, aplicação do conhecimento correto e o refinamento da mais profunda compreensão. Em Jnana Yoga, nós buscamos a sabedoria que está dentro de cada experiência. Nós nos permitimos confiar profundamente no poder da mente para revelar as maiores qualidades do coração.
– Karma Yoga: Um caminho incondicional de serviço à criação de Deus pela ação física e estilo correto de vida, em nome da alegria e do dharma que é o bem maior.
– Raja Yoga ou Yoga Real: Tem como fundamento que todo o processo de absorção da consciência Divina se dá pelo uso de uma meditação unidirecional como prática central.
– Hatha Yoga: É uma prática espiritual que leva à percepção da Unidade usando várias ásanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho. Em textos esotéricos da tradição do Yoga, a palavra “hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito, etc.
Hatha literalmente significa “forçar”, assim Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. Porém, Hatha Yoga não força o que é antinatural a alguém, mas sim propõe o uso do poder interno ou da força do amor, ação e conhecimento para criar uma vida de disciplina que contribua para vencer as dualidades e experimentar a Unidade.
– Kundalini Yoga: Kundalini é uma palavra que deriva do sânscrito e significa, “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. É a energia do Universo ou chi ou Prana. A prática tem o mesmo caminho que o Hatha Yoga porém foi codificado por pessoas que viviam no mundo e não por retirantes. São usados os ásanas do Hatha Yoga porém com respirações em tempos diferentes e ritmos que estimulem o despertar da energia Kundalini para que possamos experienciar a União.
Mas com o passar do tempo a humanidade aliou a sabedoria ancestral aos conhecimentos e estudos contemporâneos e nasceram vários estilos ou tipos de Yoga.
Quais estilos de Yoga atuais ou contemporâneos?
A Partir do Hatha Yoga e com Krishnamacharya, iniciou-se o renascimento da prática de ásanas como parte do caminho do Yoga, como nós conhecemos hoje. Os estilos contemporâneos ganharam e ainda ganham inspiração. Todos eles vêm do Hatha Yoga, mas cada um enfatiza alguma parte da prática.
– Iyengar: É baseado nos ensinamentos do guru B. K. S. Iyengar e leva o seu nome. Iyengar foi quem introduziu o uso de “props”(acessórios para a prática) para apoiar a prática, o que permite que qualquer pessoa em qualquer situação possa praticar Yoga. Os “props” são bloquinhos, mantas, cadeiras, cintos etc. Nessa prática o alinhamento do corpo, da respiração, da mente e do espírito em cada postura (āsana) é enfatizada. Há uma precisão no alinhamento e permanência das posturas por mais tempo, o que gera força, flexibilidade, equilíbrio, evita lesões maximizando os benefícios da prática que levam a estados de equilíbrio. É uma prática ideal para quem gosta de permanecer nas posturas, para quem está iniciando no Yoga e quer ganhar consciência do corpo e também para qualquer limitação física.
– Ashtanga Vinyasa: Nesse estilo ao contrário do Iyengar, a ênfase está na sincronização entre a respiração (pranayma) e o movimento das posturas (ásanas), formando uma sequência. Esse estilo foi desenvolvido por K. Pattabhi Jois em Mysore na Índia.
Ao todo são 6 séries com sequências de ásanas, e devem ser praticados sempre na mesma ordem. Os ásanas são desafiadores e exigem dedicação do praticante que só deve partir para a série posterior após dominar a anterior o que pode levar anos de muita dedicação e disciplina. É muito importante manter a qualidade da respiração que é um pranayama específico chamado respiração Ujjayi mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática.
Essa respiração mantém a mente focada, e facilita a prática das posturas ditando o ritmo da prática. Essa sincronização entre a respiração e os movimentos promovem benefícios físicos, mentais e espirituais. Você pode encontrar aulas de Ashtanga conduzida ou a forma tradicional que chama estilo Mysore (prática supervisionada), em que cada um faz a sua prática em seu próprio ritmo e limite, e o professor apenas supervisiona e ajusta quando necessário. É ideal para quem busca uma prática mais desafiadora, dinâmica e com a mesma sequência, de forma que você possa praticar em qualquer lugar.
– Vinyasa Flow: O Vinyasa Flow Yoga foi inspirado no Ashtanga, Vinyasa Yoga e no Iyengar Yoga. Do primeiro, o Vinyasa herdou o próprio nome e o dinamismo de praticar sequências de posturas ligadas pela respiração e, do segundo, os alinhamentos nas posturas. A prática como conhecemos hoje surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos.
Vinyasa significa colocar de forma especial, então os ásanas são colocados em uma sequência de forma a chegar a cumprir o propósito da prática. Ela é composta por sequências fluidas de posturas, que exige integração entre respiração e movimento, e que são livres e criadas por cada professor.
Como escolher o MEU estilo de Yoga?
A verdade é que nem todas as formas de Yoga são boas para todo o mundo. Existem diferentes tipos de prática, que se adaptam às possibilidades e necessidades de cada um. Diferentes formas de Yoga não dão os mesmos resultados com as mesmas pessoas e não há consenso sobre o que deveria ser ensinado em uma aula de Yoga. Portanto, a modalidade de Yoga escolhida deve estar em função das expectativas e necessidades do praticante.
Os efeitos e benefícios do Yoga, não obstante, estão acessíveis para todos, independentemente da idade ou do estado físico de cada um. Basta apenas saber escolher a modalidade que melhor se adapta às necessidades e possibilidades de cada um.
Antes de mais nada, é preciso ter claro o que você quer da prática. Os objetivos mudam de pessoa para pessoa. Você pode querer praticar impelido por uma destas motivações:
- para melhorar a qualidade de vida ou combater o estresse;
- para se manter em forma usando um método não convencional;
- buscando um treinamento físico rigoroso, exigente e energético;
- para tratamento terapêutico ou por indicação médica;
- procurando um caminho para o autoconhecimento e a transcendência;
É lógico que quanto maiores forem as suas expectativas, mais fundo você deverá procurar. Se você quiser praticar para manter a forma ou combater o estresse, algumas sessões semanais de ásanas de alongamento e flexibilidade farão o trabalho. Nesse caso, ou se você tiver algum problema de saúde ou ficou parado por um tempo, é aconselhável fazer um exame médico antes de iniciar.
Se estiver procurando uma atividade desafiante e energética, onde possa explorar e extrapolar seus limites físicos através de ásanas mais potentes, o Power Yoga e o Ashtanga Vinyasa Yoga, podem ser extremadamente exigentes, adequadas para atletas e pessoas que gostem de trabalhar o corpo com disciplina e intensidade.
Se você tiver praticado durante um tempo, sentido os benefícios do Yoga e quiser continuar sozinho, é recomendável mesmo assim que, de tempos em tempos, faça um workshop ou aula para corrigir eventuais erros que você mesmo possa não estar percebendo.
Se for o caso de usar yogaterapia por indicação médica, se recomendam uma ou duas sessões diárias de exercícios específicos que incluam ásana, pránáyáma e yoganidrá, bem como aconselhamento alimentar. O professor, nesse caso, precisa ter muito estudo e experiência no assunto. Há professores que preferem negar os efeitos terapêuticos do Yoga, o que é muito mais fácil que estudá-los.
Informações úteis sobre Yoga
Você pode aprender e se aprofundar nos conceitos do Yoga, há muito ainda a ser descoberto, sobre o corpo e a mente.
A Humaniversidade é uma escola holística que forma os melhores terapeutas do mundo, uma escola renomada com mais de 30 anos ensinando e auxiliando pessoas a se conectarem com o mundo e suas jornadas.
Deixar uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Nenhum Comentário