7 tipos de terapias holísticas que você precisa conhecer.
São os tipos de terapias holísticas e inúmeras as abordagens, técnicas e/ou modalidades terapêuticas que o Terapeuta Corporal Holístico Integrativo ou o Naturopata utilizam no seu dia a dia profissional, dependendo de cada cliente e de cada situação.
Por isso é importante conhecer cada tipo e como pode ser aplicado diante da necessidade de cada indivíduo, pensando que cada um responde a diferentes estímulos.
Tipos de terapias holísticas: Cromoterapia
A cromoterapia estuda as diferentes cores e sua ação energética para fins terapêuticos. Utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção. Harmoniza os distúrbios orgânicos, energéticos, emocionais e espirituais através das cores, utilizando equipamentos, lanternas de cristais, lâmpadas e lâminas coloridas, água solarizada, visualização e meditação. O uso da cromoterapia estimula a capacidade regenerativa e promove também efeito calmante ou estimulante.
Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos, mentais e emocionais.
O cromoterapeuta utiliza estímulos com determinadas frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde física e mental, bem-estar e harmonia.
Tipos de terapias holísticas: Massoterapia
É um termo bem mais moderno, usado para nomear um terapeuta que trabalha com vários tipos de massagem. Tem centenas de técnicas de massagem e tratamentos parecidos. O Massoterapeuta pode saber aplicar uma ou mais técnicas, pode dominar a arte de cuidar através do toque suave e profundo.
- Do-In: é uma técnica de automassagem ou auto exercícios, práticas respiratórias e meditativas utilizados para desenvolver a saúde física, psicoemocional, e a elevação espiritual. Também usada para prevenir e tratar desequilíbrios/desarmonias, física psicossomática e energética do organismo. Segundo a medicina chinesa, as doenças estão relacionadas aos bloqueios e estagnação do fluxo de energia chi que circulam nos meridianos, canais/ caminhos energéticos que mapeiam o corpo e correspondem aos órgãos internos. Ao longo desses trajetos foram identificados importantes pontos quando estimulados favorecem a harmonia do sistema e a circulação do chi comprovada eficiência na prevenção e cura de doenças físicas e emocionais.
- Tui Ná (Massagem Chinesa): A massagem Tui Ná é ao mesmo tempo estimulante e relaxante, revigorante e desintoxicante. Atua nos níveis energético, fisiológico e mental. Seus princípios estão embasados na Medicina Tradicional Chinesa onde utiliza os princípios de fluxo de energia pelos meridianos e manipulação de pontos específicos para harmonizar o indívido de maneira integral. Essa técnica vem ganhando terreno e adeptos em todo o mundo por ser uma massagem muito eficaz.
- An-Má (Massagem Japonesa): A An-Má promove estímulos por meio de manobras como deslizamento, rotação, amassamento, vibração e rolagem, com o objetivo de relaxar os tendões e os músculos, além de “soltar os ossos”. É um tipo de massagem que consiste no tratamento de doenças e na preservação do equilíbrio energético do organismo. Podemos assim dizer que, An-Má é uma técnica “preventiva e terapêutica”. Esta técnica tem como base o aparelho circulatório, equilibrando órgãos e vísceras.
A massagem An-Má ajuda a diminuir as tensões, o stress, relaxamento profundo, dores do sistema esquelético, equilíbrio das funções corpóreas, rejuvenescimento. Além disso é indicada para o combate de diversas doenças, tais como: dor de cabeça, gripe, asma, tontura, disfunção da pressão arterial, cólicas e irregularidades menstruais, falta de vitalidade sexual e insônia, regulação dos sintomas gastrointestinais, circulatórios e bloqueios energéticos do chi (energia vital), substituição de tecidos, equilíbrio metabólico, eliminação de toxinas, atividades dos nervos periféricos, compensação dos órgãos debilitados e normalização.
- Massagem Indiana: Trata-se de um sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade. É muito prazerosa, nutridora e proporciona um profundo relaxamento da musculatura do corpo. Harmoniza os corpos energéticos, previne doenças estimulando as defesas naturais do organismo. Atua principalmente no sistema glandular e endócrino (chakras), além de tratar desequilíbrios nervosos e emocionais e através do método chakra puja (imposição de mãos com visualização de mantras e símbolos), ativa e harmoniza os chakras proporcionando melhoras no corpo, na mente e nas emoções.
- Shantala (Massagem para bebês): É uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exatamente surgiu. Ela foi inicialmente ensinada em Kerala, no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha. Sua “descoberta” no ocidente aconteceu quando o médico francês Frédéric Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher a massagear seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, uma favela de Calcutá. O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc.) é de extrema importância para o bebê. Por isso, quem vai aprender a técnica deve agir com grande responsabilidade e muito amor.
- Massagem para Idosos: A massagem para idosos visa minimizar as mudanças no organismo humano, devido às limitações físicas e os efeitos inevitáveis com o passar dos anos. Problemas musculoesqueléticos, dores, dificuldades motoras, entre outros aspectos, devem ser tratados com maior atenção e cuidado, visto que essas pessoas possuem uma fragilidade maior, sendo necessária uma análise ainda mais aprofundada para uma melhor escolha das manobras de massagem.
- Massagem para Gestantes: Existem muitas controvérsias com relação à massagem em gestantes. Alguns não recomendam massagem no primeiro trimestre de gestação, outros afirmam que a massagem suave é benéfica e apropriada. Há profissionais que evitam massagear gestantes com histórico de aborto. De modo geral as gestantes saudáveis podem receber massagem durante todo o período de gestação, inclusive durante o trabalho de parto e no pós-parto. O massoterapeuta deve solicitar à gestante que consulte o seu obstetra com relação aos benefícios ou contra indicações da massagem antes do tratamento. A gravidez causa diversas alterações que merecem atenção do terapeuta, pois podem causar na gestante estresse, dores e desconforto. A massagem sendo aplicada com os devidos cuidados pode aliviar esses sintomas.
- Quick Massage: É uma técnica de massagem que é realizada numa cadeira especialmente projetada para proporcionar ao cliente uma posição muito confortável e relaxante, possibilitando ótimos resultados à região dos músculos das costas na cervical, ombros, membros superiores e região dorsal. É indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as consequências da agitada vida urbana. A rapidez e eficiência desta técnica para alívio de tensões musculares mais comuns do dia-a-dia possibilitam ao terapeuta trabalhar em spas, hotéis, clínicas, salões de beleza e eventos.
Tipos de terapias holísticas: Florais
A Terapia Floral utiliza-se de essências de flores silvestres e tem por objetivo estabilizar padrões mentais e emoções em desequilíbrio, que estejam causando mal-estar ou sofrimento à pessoa.
São 38 essências de flores que agem suavemente, produzindo transformações sutis e determinando alterações positivas nos traços de caráter, impulsos e condições emocionais, trazendo à tona as virtudes. Atua sobre as causas das principais desarmonias, tais como: medo, insegurança, angústia, autoestima, mágoas, depressão e traumas, recuperando o equilíbrio emocional.
As essências podem ser utilizadas por pessoas de qualquer faixa-etária, inclusive gestantes e recém-nascidos, não possuindo contraindicações.
Normalmente o tratamento com as flores é realizado através de uma entrevista, onde a pessoa irá relatar suas queixas e um pouco de seu histórico pessoal. A partir desses dados é possível escolher, dentro de um repertório de essências, as mais indicadas para cada acaso. As essências são manipuladas em farmácias especializadas. É realizado um acompanhamento através de entrevistas de retorno para avaliar os resultados.
Tipos de terapias holísticas: Aromaterapia
É a arte e a ciência de usar óleos, de massagem, essências e óleos essenciais das plantas e flores. Consiste na utilização de óleos essenciais puros, extraídos das plantas, aplicados através de massagens, banhos, inalações ou espalhados nos ambientes, com a ajuda de difusores ou pulverizadores. Os aromas possuem um potente efeito fisiológico, visto que tratam corpo e mente em conjunto. O olfato e o tato são os sentidos mais estimulados pela aromaterapia.
Ao inalar, as moléculas das essências provocam uma resposta do cérebro que influenciam sobre o sistema nervoso para relaxá-lo, estimulá-lo ou produzir efeitos físicos, como alívio da dor. Quando os óleos essenciais são espalhados pelo corpo através de massagens, ativam o sistema imunológico, estimulam os sentidos a reflexão e a calma.
Tipos de terapias holísticas: Ventosaterapia
Trata-se de técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico, que têm como finalidade criar um vácuo e fazer sucção da pele. Estimula a oxigenação e a respiração cutânea, o que auxilia na purificação sanguínea.
O sangue purificado é fonte de nutrientes para as células, retardando o processo de envelhecimento. Auxilia na eliminação da celulite e couraças musculares.
Tipos de terapias holísticas: Fitoterapia
A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. Consiste no uso de plantas para tratar as mais diversas disfunções orgânicas e psíquicas que afetam o ser humano. Em essência pertence às terapias naturais que utilizam técnicas ou substâncias de fácil acesso com o objetivo de amenizar ou eliminar doenças. Como exemplo, pode-se citar os alimentos, a água e o toque das mãos (massagens). Como terapia é de fácil aplicação e aceitação, tendo a conveniência de – se aplicada corretamente – não trazer os efeitos adversos típicos dos medicamentos convencionais. Pode-se utilizar plantas medicinais na forma de chás, tinturas, extratos, cremes, pomadas e compressas. Apesar de ser de fácil acesso e uso, a aplicação de fitoterápicos requer conhecimento prévio de profissionais especializados, já que é bastante comum o uso inadequado das plantas. As plantas não são isentas de problemas, existem muitas espécies tóxicas e outras com ações inadequadas para o tratamento de disfunções.
Tipos de terapias holísticas: Reiki
O Reiki é um método de autocura natural e que promove também, através da imposição de mãos e utilização de símbolos e mantras, o equilíbrio e a harmonia em um processo terapêutico.
Rei significa “passagem livre” e Ki “energia de força vital universal”. Energia Vital Universal, sistema de Usui Shiki Ryoho de cura Natural que utiliza desta energia.
Pode-se definir Reiki, como “A arte e a ciência da ativação, direcionamento e aplicação da energia vital universal que promove o equilíbrio energético possibilitando as condições necessárias ao bem-estar e melhora da qualidade de vida”. Todo ser humano tem a capacidade de transmitir a energia vital através das mãos. Com as iniciações de Reiki, transmite-se uma energia que é canalizada da natureza à nossa volta, ajudando a desenvolver a capacidade de auto cura. O Reiki é uma terapia complementar a qualquer tratamento terapêutico.
Atualmente, o Reiki tem sido utilizado, inclusive em hospitais, auxiliando nos tratamentos de pacientes que buscam harmonia de corpo, mente e alma.
Sobre a Humaniversidade
A Humaniversidade é uma escola holística que forma os melhores terapeutas do mundo, uma escola renomada com mais de 30 anos ensinando e auxiliando pessoas a se conectarem com o mundo e suas jornadas. Se você se conectou com esse artigo, fale conosco! Saiba como podemos ajudar na sua jornada. Conheça todos os cursos
Deixar uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Nenhum Comentário