PROJETO DEVIS

Ensinando massagem para deficientes visuais

O Toque Vivo é um projeto criado com objetivo de formação para deficientes visuais em massoterapia e quick massage. Contudo, esta formação é ampla, pois inclui motivação para o desenvolvimento das habilidades, a melhora da qualidade de vida do deficiente visual e a colocação do deficiente no mundo do trabalho. Durante as aulas são estimulados os deficientes para a escuta de poesias, músicas, histórias,  em que os próprios se apropriam da leitura, memorização e declamação, estabelecendo vínculo afetivo entre os mesmos.

Histórico do projeto

Há vários anos pude fazer um curso de formação em massoterapia. Nesta formação havia estágio e uma das opções era ajudar na formação para deficientes visuais.

Participei um ano auxiliando a formação de deficientes visuais. Ali nasceu a vontade de criar um projeto para criar um projeto para ministrar aulas com objetivo de desenvolver as habilidades do deficientes na área de massoterapia e quick massage e ajudá-los na colocação do mundo do trabalho. Há 6 anos iniciei junto da Humaniversidade Holística (Escola de formação em terapias complementares) uma negociação para ter uma sala para ministrar as aulas. Fui apoido. Iniciei a busca dos deficientes. Com ajuda de uma aluna e pedagoga em educação espeicial implantamos o projeto no CAIS (Centro de Atenção e Inclusão Social) – Diadema. Depois com ajuda dos deficientes de Diadema, divulgamos o projeto para ser implantado na Humaniversidade Holística.

Junto da Humaniversidade o Projeto Toque Vivo visa a formação em massoterapia e quick massage e a posterior colocação deste deficiente no mundo do trabalho.

Contudo, não é só uma formação. Já são mais de 100 deficientes que passaram pelo projeto ou estão nele. Nele visa-se construir sonhos. Com a vida deles Eu, Gilson Giombeli, faço poesias. São as histórias de vida deles em poesia. Tenho um livro editado A Cegueira e a Luz. É um livro que visa arrecadar fundos para o projeto se tornar autossuficiente. Tenho vários marcadores de livro, com o mesmo objetivo. 3 deles são para o projeto e a temática é a vida dos deficientes. Cabe destacar que um dos marcadores é para a deficiente Bernadete Morais que faz fotografias lindas, mesmo cega. Com este marcador já arrecadou dinheiro suficiente para comprar uma máquina fotográfica profissional.

Em breve vou lançar um segundo livro para o deficientes. Pretendo por na mão deles um livro com uma poesia para eles e uma pequena história de vida deles.

Sempre participei como professor e coordenador do projeto. A genese do projeto foi a criação de um grupo temático para os deficientes visuais no CAIS por Rosemeire Sá

Freire Paulino (professora de educação especial).

O Projeto e os Recursos

O projeto não possui só objetivos financeiros ou seja lucro. O deficiente ao entrar no projeto determina se pode contribuir e quanto. Os recursos arrecadados são divididos em uma pequena parcela para a escola e a outra são direcionados para compra de materiais para desenvolver e melhorar as aulas. Outros ganhos podem vir de ministrar palestras e\ou de trabalhos com massoterapia para empresas. Os ganhos são sempre divididos com os deficientes em partes iguais, depois de descontar as despesas para viabilizar os eventos.

O Projeto e a Formação

Às sextas-feiras o Projeto Toque Vivo tem suas aulas das 8:00 até as 10:30 horas. Estas aulas são de formação em massoterapia e quick massage. Depois deste horário há aula de dança de salão para os deficientes até meio dia.

Componente Social

São os alunos deficientes e suas famílias os beneficiados pelo projeto. Já são mais de 100 alunos que passaram ou estão em formação. Os ganhos não são só financeiros. Além de ajudá-los a redescobrir suas potencialidades, o projeto também oferece formação teórica sólida e estimula o desenvolvimento sensorial, motor e das suas habilidades e aptidões. Permite uma abordagem mais ampla, ligada à Naturopatia (qualidade de vida através de métodos naturais), possibilitando o resgate de sua dignidade.

Resultados do Projeto

Os deficientes visuais vem desenvolvendo suas aptidões. Ex. Bernardete Morais é uma fotógrafa; Edimilson é um poeta; Eliel de Almeida é um vendedor de colchonetes e de chaveiros e empreendedor, etc. As aulas tem criado um ambiente positivo de convivência e partilha das experiências de vida. Surgem amizades e oportunidades de contatos com outras famílias. Além do espaço para conviverem e superarem sua escuridão, é um espaço para ganhar um novo trabalho e voltar a ganhar novamento o seu pão = sálario. Há muitos dos deficientes que passaram pelo  projeto que já estão trabalhando. Outros deficientes estão despontando e treinado para serem professores e já ajudam a ministrar aulas para outros deficientes que estão iniciando.

O número de deficientes que passaram ou estão no projeto são mais de 100. Destes são 3 com carteira assinada; 30 que desenvolvem trabalhos em empresas e participam em eventos, atendimentos domiciliares, atendimentos na Praça Castelo Branco em Diadema e 6 deficientes que participam e atuam como professores no ensino das técnicas para outros deficientes e em participações de cursos de formação para terapeutas não deficientes (Estes cursos, eu ministro e os deficientes participam ensinando técnicas de massoterapia que dominam e sensibilidade como recurso de atendimento ao público.).

Características inovadoras do projeto

O que torna o Projeto Toque Vivo inovador é a formação ampla por envolver os aspectos educacional, saúde, profissional, cultural. Os deficientes por passarem pela formação em Massoterapia e Quick Massage estão no processo educacional e melhoram a qualidade de vida, pois a terapia é exercitada em todas as aulas – aprendizado – e, recebem – cuidam da saúde. O projeto busca empresas para a prestação de serviço com a terapia e as técnicas aprendidas para exercerem trabalhos com remuneração. O aspecto cultural vem com o estímulo para o deficiente exercitar suas habilidades em fazer poesias, músicas, fotos. O deficiente é estimulado com a declamação de poesias em sala de aula, músicas, histórias, durante o trabalho de massoterapia para que se apropriem da leitura, memorização e declamação e para que estabeleçam vínculos afetivos entre os mesmos. desta prática surgem poetas e outros.

Um bom exemplo vem do deficiente visual Edimilson Gomes de Almeida que fez uma poesia e está publicada no livro A Cegueira e a Luz, obra publicada para divulgar e tornar o projeto autossuficiente. A poesia:

Eu o devis e uma formação

Na sala um livro eu lia.
Pela janela eu via
uma figura esguia
com sua guia a calçada a tocar.
Todos os dias,
eu via esta figura
no farol esmolar.
Pensei um dia ele
terapeuta formar.
Que surpresa e alegria
no que ele pedia
uma sala montar.
A mão que um dia estendia
pessoas vem cuidar.
Éh figura esguia
que orgulho você me dá!

Reprodutibilidade da Iniciativa

Em 2012 editei o livro de poesias A Cegueira e a Luz para ajudar a patrocinar o projeto e para divulgar o projeto. O livro não é exclusivo com poesias para os deficientes. Exemplo de poesia:

A CEGUEIRA E A LUZ

A vida é luz.
Os olhos: janela da alma.
Alma é vida e luz.
Veio a escuridão.
Pensei que havia perdido a vida.
Pois, a luz se foi.
Mas, havia algo dentro de mim que sussurrava:
“A luz ainda vive…
O que desapareceu foi somente a luz da visão.
A luz do amor permanece em ti.”
Me perdi…
Que referencial seguir?
Um dia como luz chegou um presente:
O Toque Vivo.
Agora sinto com as mãos.
Enxergo com as mãos.
Ganho meu pão com as mãos.
Vivo em função das minhas mãos…
Toque Vivo é mão
hábil e sensível.
É vida!!!
Uma luz em minha vida,
que dissipou a escuridão da alma.

O Projeto Toque Vivo já está em contato com escolas e empresas para implantar projetos de formação para treinar mais deficientes visuais. A convivência e amizade com a Pedagoga Rosemeire Sá Freire Paulino temos o projeto de editar livros de educação especial e estamos estruturando cursos de formação em educação especial para instituições educacionais e para professores. Outra forma, é participar em concursos e outras oportunidades de apresentar o projeto.

As maiores dificuldades estão na falta de materiais em audio e braille para ajudar na formação. Outra dificuldade são as ruas que não são acessíveis e as estruturas que não são adaptadas. E um sonho é ter um local exclusivo para ministrar as aulas, produzir materiais, atender o público em geral, acolher deficientes de outras localidades para a formação, etc.

Contatos

E-mail: [email protected]

Celular: (011) 9 9101-9237

Gilson Giombeli – Coordenador do Projeto Toque Vivo

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