Integridade Interior
Como lidar com o confronto e com as emoções desagradáveis quando elas se revelam para superfície e transbordam pelos nossos corpos através de ações, palavras e pensamentos?
Talvez não seja tão simples, porém, teremos que observar a atuação da mente e das personalidades.
Existem muitas personas que atuam através de nós, umas são boas e outras não tão boas, umas são maduras, amorosas e sábias, outras imaturas, birrentas e vingativas. O fato é que nos identificamos mais com umas do que outras e, muitas vezes, o que elas querem é provar que estão certas no seu ponto de vista em 90% do tempo por muitos motivos; por se sentirem rejeitados, excluídos, traídos, abandonados, desrespeitados, injustiçados, indignados, não amados e tantas outras razões. É desta forma que nasce o estado de conflito e com ele pensamentos e emoções que nos roubam a paz e a integridade interior.
Muitas vezes somos sequestrados pelos pensamentos e pelas emoções e nos sentimos prisioneiros desses pensamentos e das emoções que provocam em nosso receptáculo (corpo) sensações de impotência, perplexidade, choque, fechamento, endurecimento, colapso, depressão e muitas outras somatizações. Muitos seres se tornam biorobôs ou zumbis, estão de forma medíocre se esforçando para existir e, de fato, não estão vivendo em plenitude e felicidade.
Existem as personalidades pai, mãe, professor (a), empresário (a), filho (a), executivo (a), jornalista, advogado (a), namorado (a), marido, esposa, amigo (a) etc.; e podemos atuar em vários papéis. Cada personalidade tem um conjunto de crenças, valores, critérios, emoções e sentimentos e é muito comum que elas estejam brigando entre si dentro de nós e, assim, também nasce o estado de conflito e esse estado de conflito interno é refletido, projetado e expressado no mundo externo, nos relacionamentos.
O que podemos fazer em relação a qualquer coisa que está acontecendo é observar, expressar, e o que não conseguimos expressar, experienciar. O Problema é que muitos seres não conseguem fazer isso, então criam rotas de fuga, como: comer, beber, fumar, se drogar, ficar o dia todo no computador ou TV, trabalhar em excesso, se tornar vitima das situações, negar, (fazer de conta que nada está acontecendo) filosofar, justificar, (“é Karma, é macumba, estou sob influência de um espírito obsessor, foi Deus quem quis assim…”, etc.). O fato é que nos defendemos, agredimos e escapamos para não assumirmos a nossa parte de responsabilidade, ao entendimento que somos criadores da nossa vida e das situações e também para não entrarmos em contato com a dor e o sofrimento que os conflitos nos causam.
GratidãOM
Diana Prem Zeenat
“Você precisa praticar a integridade interior. Vá fundo dentro de si mesmo e veja o que está realmente lá. Quando você vai fundo, não encontra nada além de medo, essencialmente medo. Existe ilusão, astúcia, ciúmes e todos os tipos de emoções negativas que o medo pode gerar.
Está tudo lá. Você precisa encarar isso, e encarar não significa mudar, mas apenas olhar. Não tente mudar nada, porque estes são os conteúdos da mente, e a mente é tão antiga quanto o próprio homem.
A mente NÃO é você, mas está em você. E ela permanecerá assim, mesmo para uma pessoa iluminada. A única diferença é que a pessoa iluminada não se identifica com a mente, não tenta mudá-la, não se sente mal com o conteúdo da mente. Uma vez que você vê o que está lá no fundo, e compreende que a mente é assim para todos – porque é a mesma mente para todos – a mudança de percepção começa a acontecer.”
“ O ensinamento diz que você não pode mudar e não há necessidade de mudar porque você foi criado assim. Você é Isto. Isto é tudo. Este é o único ensinamento. Portanto você aceita, “eu não posso mudar”. Então o que há para fazer?
Não há nada a fazer. E não há nada errado com isto porque eu fui criado assim. Você não criou a si mesmo. Deus o criou assim, ele tem algum propósito para cria-lo. Então há aceitação completa.”
– SriAmmaBhagavSri Bhagavanan
Quem é SriAmma Bhagavan
Sri Bhagavan também conhecido como Kalki Bhagavan, é um guru espiritual indiano e fundador da Oneness University, uma escola espiritual localizada no sul da India
Veja outras reflexões de outros mestres
GratidãOM
Deixar uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Nenhum Comentário