a

Integridade Interior

Humaniversidade > Sri Amma Bhagavan  > Integridade Interior

Integridade Interior

Como lidar com o confronto e com as emoções desagradáveis quando elas se revelam para superfície e transbordam pelos nossos corpos através de ações, palavras e pensamentos?

Talvez não seja tão simples, porém, teremos que observar a atuação da mente e das personalidades.

Existem muitas personas que atuam através de nós, umas são boas e outras não tão boas, umas são maduras, amorosas e sábias, outras imaturas, birrentas e vingativas. O fato é que nos identificamos mais com umas do que outras e, muitas vezes, o que elas querem é provar que estão certas no seu ponto de vista em 90% do tempo por muitos motivos; por se sentirem rejeitados, excluídos, traídos, abandonados, desrespeitados, injustiçados, indignados, não amados e tantas outras razões. É desta forma que nasce o estado de conflito e com ele pensamentos e emoções que nos roubam a paz e a integridade interior.

Muitas vezes somos sequestrados pelos pensamentos e pelas emoções e nos sentimos prisioneiros desses pensamentos e das emoções que provocam em nosso receptáculo (corpo) sensações de impotência, perplexidade, choque, fechamento, endurecimento, colapso, depressão e muitas outras somatizações. Muitos seres se tornam biorobôs ou zumbis, estão de forma medíocre se esforçando para existir e, de fato, não estão vivendo em plenitude e felicidade.

Existem as personalidades pai, mãe, professor (a), empresário (a), filho (a), executivo (a), jornalista, advogado (a), namorado (a), marido, esposa, amigo (a) etc.; e podemos atuar em vários papéis. Cada personalidade tem um conjunto de crenças, valores, critérios, emoções e sentimentos e é muito comum que elas estejam brigando entre si dentro de nós e, assim, também nasce o estado de conflito e esse estado de conflito interno é refletido, projetado e expressado no mundo externo, nos relacionamentos.

O que podemos fazer em relação a qualquer coisa que está acontecendo é observar, expressar, e o que não conseguimos expressar, experienciar. O Problema é que muitos seres não conseguem fazer isso, então criam rotas de fuga, como: comer, beber, fumar, se drogar, ficar o dia todo no computador ou TV, trabalhar em excesso, se tornar vitima das situações, negar, (fazer de conta que nada está acontecendo) filosofar, justificar, (“é Karma, é macumba, estou sob influência de um espírito obsessor, foi Deus quem quis assim…”, etc.).  O fato é que nos defendemos, agredimos e escapamos para não assumirmos a nossa parte de responsabilidade, ao entendimento que somos criadores da nossa vida e das situações e também para não entrarmos em contato com a dor e o sofrimento que os conflitos nos causam.

GratidãOM

Diana Prem Zeenat

“Você precisa praticar a integridade interior. Vá fundo dentro de si mesmo e veja o que está realmente lá. Quando você vai fundo, não encontra nada além de medo, essencialmente medo. Existe ilusão, astúcia, ciúmes e todos os tipos de emoções negativas que o medo pode gerar.

Está tudo lá. Você precisa encarar isso, e encarar não significa mudar, mas apenas olhar. Não tente mudar nada, porque estes são os conteúdos da mente, e a mente é tão antiga quanto o próprio homem.

A mente NÃO é você, mas está em você. E ela permanecerá assim, mesmo para uma pessoa iluminada. A única diferença é que a pessoa iluminada não se identifica com a mente, não tenta mudá-la, não se sente mal com o conteúdo da mente. Uma vez que você vê o que está lá no fundo, e compreende que a mente é assim para todos – porque é a mesma mente para todos – a mudança de percepção começa a acontecer.”

“ O ensinamento diz que você não pode mudar e não há necessidade de mudar porque você foi criado assim. Você é Isto. Isto é tudo. Este é o único ensinamento. Portanto você aceita, “eu não posso mudar”. Então o que há para fazer?

Não há nada a fazer. E não há nada errado com isto porque eu fui criado assim. Você não criou a si mesmo. Deus o criou assim, ele tem algum propósito para cria-lo. Então há aceitação completa.”

– SriAmmaBhagavSri Bhagavanan

Quem é SriAmma Bhagavan

Sri Bhagavan também conhecido como Kalki Bhagavan, é um guru espiritual indiano e fundador da Oneness University, uma escola espiritual localizada no sul da India

Veja outras reflexões de outros mestres

GratidãOM

Diana Prem Zeenat

Foto de Diana Prem Zeenat

Diana Prem Zeenat

 

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.