a

Cursos

Humaniversidade > Formação em Yoga (Manhã)

CURSO

Capacitação em Yoga & Yogaterapia

 Unidade Planalto Paulista

 Data: 23/03/2022

 08:30-12:00

O Yoga confere vitalidade, energia, paz, longevidade, e saúde a quem pratica, além de aumentar a memória, lucidez mental, concentração, força muscular e flexibilidade. Esta formação destina-se a quem deseja aprender a teoria e a prática do Yoga, com aplicações no âmbito profissional e pessoal. Para adeptos de práticas corporais, traz uma perspectiva ímpar de desenvolver a consciência corporal e aprender a lidar melhor com nossa dimensão física.

Investimento: Inscrição + 24 parcelas de R$ 389,00

INSCRIÇÃO:

R$220.00

SKU: 15-1-1-1 Categoria: Tag:

Descrição

FORMAÇÃO EM YOGA & YOGATERAPIA, COM ÊNFASE EM HATHA YOGA & YOGA MIMÃMSÃ ( “investigação” )

Esta formação livre destina-se a quem deseja aprender a teoria e a prática do Yoga, com aplicações no âmbito profissional e pessoal. Para adeptos de práticas corporais, traz uma perspectiva ímpar de desenvolver a consciência corporal e aprender a lidar melhor com nossa dimensão física. Para entusiastas das ciências da mente, mostra-se um caminho revelador das profundezas da psique. Para terapeutas, é a descoberta de novas ferramentas para tratamento e prevenção de diversos problemas de saúde. O Yoga confere vitalidade, energia, paz, longevidade, e saúde a quem pratica, além de aumentar a memória, lucidez mental, concentração, força muscular e flexibilidade.

Para quem tem interesse em dar aulas, esta formação é reconhecido pela Aliança do Yoga e pela International Yoga Federation, apresentando carga horária exigida pela primeira, que também o certifica.

“(…) nós não hesitamos, particularmente, em considerar o yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu dos céus do mundo da providência divina em nosso benefício na terra, porque através do Yoga nós nos habilitamos para a preservação da nossa harmonia física e espiritual de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de nosso senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos o yoga uma benção de Deus.” – Chico Xavier

Informação adicional

url_landing

https://humaniversidade.com.br/yoga-semanal/

A JORNADA

A formação tem duração de 24 meses, com aulas distribuídas uma vez por semana. Os primeiros 12 meses com certificação do curso básico de Yoga. Mais 6 meses com certificação de Instrutor(a) de Yoga. Mais 6 meses certificando como Yogaterapeuta.

Módulo 1 – Bases do Yoga

Duração de 1 ano letivo, com certificado da Humaniversidade. Não se exige pré-requisitos, mas se aconselha pelo menos alguns meses de experiência prática. Permite compreender os fundamentos filosóficos do Yoga, sua história, os conhecimentos científicos aplicados e as principais técnicas do repertório do Hatha Yoga.

Módulo 2 – Capacitação como Instrutor(a) de Yoga

Duração de 1 semestre, com certificado reconhecido pela Aliança do Yoga. Exige o módulo 1 como pré-requisito. Se propõe a capacitar para a condução de aulas, tendo como temas a didática, prática de ensino e grupos especiais (idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência), além de temas complementares.

Módulo 3 – Yogaterapia

Duração de 1 semestre, com certificado reconhecido pelo SATOSP. Exige os módulos 1 e 2 como pré-requisitos. Tem ênfase no conhecimento da salutogênese e a fisiopatologia das principais doenças, do Ayurveda e do Yoganubhava, além de atendimentos ambulatoriais supervisionados.

Atividades complementares

I. Viagem temática e de estudos à Índia: coordenada a cada dois anos pelo professor Gerson D’Addio, com visitas programadas a instituições de Yoga e cursos complementares. A parte educativa da viagem é certificada como complemento do curso convencional no Brasil e pode ser utilizada para melhorar o padrão pleiteado pelos inscritos na Aliança do Yoga e na Internacional Yoga Federation.

II. Retiro de Yoga em um hotel holístico (um final de semana): coordenado anualmente pelo professor Gerson D’Addio com a finalidade de enriquecer as vivências e intensificar as práticas do curso.

III. Projeto Yoga Solidário: com atividades voluntárias coordenadas pelo professor Gerson D’Addio para proporcionar a vivência da aplicação do yoga a públicos especiais, como idosos, crianças deficientes e crianças carentes. Este projeto ocorre continuamente em instituições parceiras selecionadas pelo coordenador, com apoio de profissionais parceiros e ofertas de vagas para alunos interessados em estagiar.

IV. Palestras beneficentes regulares com profissionais que doam a palestra, juntamente ao público que traz donativos para revertê-los para instituições de caridade. Estas palestras podem ser presenciais ou em lives à distância.

V. Práticas regulares abertas a todos os alunos, duas vezes por semana, fora do horário das turmas (3ª e 5ª às 18h). Estas aulas são oferecidas presencialmente ou em lives pelas redes sociais.

PROGRAMAÇÃO

O curso será semipresencial (em parte presencial e em parte à distância), contando com:

Parte teórica:
• Aulas teóricas presencias (com dinâmicas de grupo)
• Aulas teóricas à distância pela plataforma Zoom (com possibilidade de interação em tempo real)
• Aulas teóricas de reforço gravadas (opcionais)
• Avaliações teóricas à distância (com consulta)

Parte prática:
• Aulas práticas presenciais obrigatórias (sempre que forem introduzidas novas técnicas e houver necessidade de acompanhamento próximo)
• Aulas práticas à distância (com técnicas já conhecidas e critérios de segurança que incluem adaptações e opções)
• Aulas práticas de reforço gravadas (opcionais, também úteis para rever as técnicas)
• Avaliações práticas presenciais

Outras atividades:
• Prática de ensino presencial (alunos(as) conduzindo práticas para os colegas e nos atendimentos ambulatoriais, com pessoas convidadas)
• Seminários presenciais (alunos(as) apresentando temas sobre Yoga)
• Atividades extra presenciais (estágios obrigatórios e retiros opcionais)
• Plantão de dúvidas à distância

INSTRUTORES

Professores regularmente convidados

Ratnabali Adhikari: musicista, cantora e compositora indiana, especialista em mantram, autora de trabalhos reconhecidos internacionalmente.

João Carlos Barbosa Gonçalves: sanscritista, especialista em literatura tradicional indiana, doutor pela FFLCHUSP.

Lúcia Brandão: especialista em cultura indiana pela Associação Palas Athenas.

Silvia Meirelles: educadora física, mestre em fisiologia, especializada em Yoga pelo Kaivalyadhama College.

Lúcia Brandão: especialista em cultura oriental, guia grupos temáticos em viagens pela Ásia. Ex-professora da Associação Palas Athenas.

Walfredo Medeiros: psicólogo e terapeuta corporal com formação em Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda. Professor de Yoga, tendo estudado e praticado na Índia.

Cristane Zerbini: especialista em Yoga para crianças.

Danilo Forghieri Santaella: mestre, doutor e pós-doutor em Fisiologia com vários estudos científicos investigando efeitos do Yoga. É graduado em Educação Física.

Beto Propheta: graduado em Administração e Psicologia e graduando em Filosofia. Mestre em Psicologia e estudioso dos textos de Yoga.

João Vieira: graduado em Letras, professor de Yoga com ênfase nas técnicas de purificação.

Marcos Rojo Rodrigues: professor de Educação Física, doutor em Yoga, ex-professor da USP e coordenador dos cursos do IEPY. Especializado em Yoga pelo Kaivalyadhama College – Índia.

Daisy Rodrigues: educadora física, co-coordenadora dos cursos do IEPY e especializada em Yoga pelo Kaivalyadhama College – Índia.

Sônia Santos: Especialista em psicoanálise Junguiana, arteterapia e meditação. Mestranda na área da saúde mental.

Equipe para as aulas práticas composta de vários(as) professores(as).

Alguns profissionais que contribuíram com do curso

Shotaro Shimada: até 2009, ano de seu falecimento, era o mais antigo professor de Yoga em atuação no Brasil. Fundou o Instituto Shimada de Yoga e deu aulas em emissoras de TV como Record e Tupi.

Marcos Rojo Rodrigues: ex-professor do CEPEUSP, ex-coordenador dos cursos de Yoga da USP e da FMU e hoje dirige o IEPY, formado em Kaivalyadhama.

Dr. Manohar Laxman Gharote: foi um dos maiores estudiosos do Yoga no século XX, com dezenas de livros, artigos científicos e literário-filosóficos publicados. Fundador do Instituto de Lonavla (Índia).

Dr. R.S. Bhogal: diretor do Kaivalyadhama College, autor de inúmeros trabalhos científicos, é professor na Índia e dá palestras aos grupos que são levados até lá.

Dra. Alicia Souto: até 2015, ano de seu falecimento, coordenava o curso superior de Yoga da Universidade de Salvador em Buenos Aires e dirigia o Instituto Lonavla de Yogaterapia.

Prakash Shankar Vias: Mestre em Kriya Yoga em Varanasi – Índia.

MATERIAL

Livro “Curso Básico de Yoga”, do professor Gerson D’Addio e apostilas complementares. Conteúdo à distância disponível na Área do Aluno, no site da escola, com aulas teóricas e práticas, entrevista e roteiro de técnicas avançadas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Formação em Yoga (Manhã)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *