a

Yinverno

Humaniversidade > Newsletter  > Yinverno

Yinverno

Yinverno do recolhimento, da contenção, das pausas longas, das curtas jornadas. De curtir as pequenas células de aconchego – conversas à beira do fogo, carinho sob os cobertores, afagos de suavizar a rigidez das juntas: juntos.

Na Medicina Tradicional Chinesa o inverno é a estação que exige Rins e Bexiga, os canais de energia do Elemento Água – dos ouvidos atentos, dos medos repensados, das vivências repassadas, das passadas curtas e do repouso que revigora. Sempre que possível quietinho. Tanto quanto possível quentinho e – sempre que viável – massageado e alongado. Pois os ossos e cartilagens se ressentem e as articulações não mentem – se prostram rígidas e frias. O sistema excretor posto à prova de repente, ajustando o possível e assim filtrar economizando mas constante diante do suor pouco, do vapor da expiração que acusa o frio e a manutenção do ambiente corporal. O interno a serviço do Inverno.

Viver o Inverno e seu sopro é manter saudável o corpo. Evitar os desgastes que prejudicariam as articulações e assim evitando-se o custo de uma Primavera de pouca luz interna, de dores musculares e pouca visão adiante – no caminho da renovação e esperança.

Prof. João Julio D. Almeida

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta