a

Yoga Massagem Ayurvédica (YMA)

Humaniversidade > Massoterapia  > Yoga Massagem Ayurvédica (YMA)

Yoga Massagem Ayurvédica (YMA)

Hoje quero falar sobre a Yoga Massagem Ayurvédica, conhecida também como  Massagem Ayurvédica Kusum Modak, por ser a criadora dessa técnica, que une a massagem, os conceitos do Yoga e da Ayurveda, uma das  filosofias milenar dá humanidade, que usa os princípios da medicina mais antiga criada pelo homem.

Vou agora falar sobre cada aspecto da junção desses conceitos

Ayurveda

Ayurveda surgiu e torno de 6 a 7 mil anos a Ayurveda é um ramo da medicina tradicional indiana.

Ayurveda existem desde os tempos da civilização do vale do Hindu.  Inicialmente todos os conhecimento e conceitos era transmitida pela tradição oral, e os primeiros registros escritos evoluíram com as bases contidas nos princípios dos Vedas, que são os textos sagrados dos povos antigos indianos.

Gosto de ressaltar que existem várias lendas sobre a sua origem, uma delas é que esses ensinamentos foram recebidos pelos sábios (Rishes) diretamente dos deuses.

Ayurveda ou Aiurveda é um termo em sânscrito que une Ayur (vida) + Veda (ciência/conhecimentos), cujo o propósito é compreender os desdobramentos da existência da vida.

Ayurvédica (ayur-vida, veda-conhecimento)

A saúde, para a Ayurveda, é o equilíbrio da mente, do corpo e do espírito

⟶ Agenda aberta de Massoterapia Ayurvédica na Humani 

Yoga

Para muitas pessoas, o yoga é visto apenas como exercícios físicos para ter um melhor desempenho. Yoga é muito mais abrangente do que apenas posturas (asanas) corporais.

Historicamente as práticas da Yoga tem origem bem antes das escrituras sagradas dos Vedas, de forma que é quase tão antiga ou mais antiga que a Ayurveda.

O Yoga para mim é uma filosofia de vida, que atravessa os tempos, os oceanos para chegar até nós, para nos ajudar a lidar com as mais diversas situações da vida, lógico para aqueles que escolhe ter uma vida de yoga.

O yoga foi adotado pelas mais diversas escolas ortodoxas e não ortodoxas hinduístas, antigas e modernas.  Suas práticas e disciplinas tem o propósito de atuar no corpo na mente e no espírito. Quero destacar algumas Sankhya, Nyaya, Vaisheshika, Mimamsa e Vedanta, Tantra e algumas vertentes do Budismo.

No século passado o yoga chega no ocidente através de professores e gurus, alguns desenvolveram seus próprios métodos e outros seguem as orientações do Yoga Sutras de Patanjali que conhecido como pai do yoga.

Atualmente o yoga tem sido praticado por milhões de pessoas por se tratar de uma pratica que traz muitos benefícios para a saúde, bem-estar e expansão de consciência.

Kusum Modak

Agora quer falar um pouco da minha mestra amada Kusum- o significado do nome dela é Flor. Através de toda sua sabedoria ela teve esse brilhante insight de fazer a junção dos conhecimentos e desenvolver essa maravilhosa e poderosa técnica.

Kusum Modak, nasceu em Pune na Índia, no dia 28 de abril de 1938.

Em um dos cursos que eu participei ela compartilhou um pouco da sua história.

De família bramane (a mais alta casta do sistema de castas da Índia) a caçula de três filhos e uma criança frágil, Kusum sofreu toda sua infância e juventude com problemas de coluna e respiratórios.

Embora de família brâmane, Kusum que já era diferente desde pequena acabou seguindo um caminho diferente do que se espera tradicionalmente na sociedade indiana. Optou por não se casar e dedicar-se inteiramente ao seu trabalho.

Foi só em sua vida adulta, depois dos 40 anos, que teve dois encontros que mudariam sua vida. Lembre-se que nunca é tarde para mudarmos completamente nossa vida.

O primeiro desses encontros foi com o iogue Sri Iyengar. Sob a supervisão de Iyengar Kusum percorreu uma longa, diária e disciplinada jornada no Yoga que duraria 20 anos.

Os resultados não poderiam ser diferentes de excelente diante de tanta disciplina.

A massoterapeuta

O método terapêutico da Kusum nasceu a partir das suas experiências, e com seus mestres e das suas práticas diárias.

Kusum como assistente no Iyengar Institude observou, tanto em seu corpo como nas aulas médicas, os resultados surpreendentes que serviram de inspiração para que ela criasse as manobras de seu método.

O segundo encontro foi com o mestre Limaye, um homem simples e profundo conhecedor da massagem tradicional indiana. A sutileza e a sabedoria de Limaye foram um despertar para a força de cura de Kusum levando-a para os caminhos da terapia corporal.

Foi por conta de todas essas experiências que Kusum decidiu criar a sua própria técnica, após internalizar todos esses conhecimentos, herdados dos seus mestres.

Ela foi capaz de manifestar reunindo simplicidade e refinamento e se expressar de foram simples e objetivas e desenvolver um trabalho único e maravilhoso.

Quando ela esteve no Brasil em 2005 foi perguntado para ela como deveríamos chamar esse método que ela estava nos ensinando e ela respondeu Método Kusum, por isso que eu ao ensinar essa técnica sempre chamo de massagem da Kusum, conhecida também como Yoga Massagem Ayurvédica.

Kusum continua recebendo pessoas do mundo todo e compartilhando seu ensinando homens e mulheres por toda a Índia e por todo o mundo, espalhando a semente de cura aos 4 ventos numa trajetória que já tem mais de 40 anos.

Durante todos esses anos ela ensinou milhares de pessoas e continua extremamente exigente com o aperfeiçoamento de seu método, sempre pensando em formas de tornar o aprendizado e aplicação mais simples, eficazes e refinados.

massagem ayurvedica

O que é a Yoga Massagem Ayurvédica?

Yoga Massagem Ayurvédica é uma técnica que une os elementos de massagem profunda no corpo, os alongamentos que tem como base os asanas do Yoga e os conceitos chaves da Ayurveda que dizem de que forma o corpo, mente e espírito devem estar em equilíbrio, juntamente com a respiração mover o prana no corpo.

O objetivo é abrir o corpo para uma experiência de purificação promovendo mais vitalidade de rejuvenescimento e bem-esta.

Como a Yoga Massagem Ayurvédica é aplicada?

Primeiro é feito uma ficha de avaliação com o histórico do cliente e suas principais queixas, em seguida é explicado como será a fito a práticas e os alinhamentos com o cliente e a importância da sua presença ativa em todo o processo, principalmente para execução dos alongamentos e no momento que o terapeuta for andar sobre as costas. Todas as sessões são feitas não chão em um colchonete que é de forma a facilitar que o terapeuta use tanto as mãos quantos os pés para aplicar a técnica de forma mais eficaz possível.

Também é orientado o cliente sobre o uso de uma pequena quantidade de óleo é misturada a um pó esfoliante à base de ervas que tem propriedades fitoterápicos que respeitam os princípios da Ayurveda.

Essa união do pó e do óleo tem como objetivo estimular a pele a retirar toxinas do corpo graças à melhoria da circulação.

Uma sessão de Yoga Massagem Ayurvédica dura o período variável de 50 a 90 minutos. Tempo esse que varia de acordo com as necessidades do cliente.

Quais são os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica?

Como as bases de criação dessa técnica são profundas os benefícios são amplos e variados. Veja a seguir a lista de benefícios

  • Melhora da circulação de todos os fluídos corporais
  • Redução de tensão muscular
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimentos
  • Alinha e melhora a postura corporal;
  • Aumenta o fluxo de energia do corpo;
  • Redução de stress (mental e físico)
  • Melhoria de problemas respiratórios (asma ou problemas relacionados)
  • Atenuação de dores musculares e articulares relacionadas com a rigidez proporcionada por doenças (tais quais tendinite e artrite)
  • Reduz quadros de ansiedade
  • Amenização de sintomas da depressão
  • Redução de problemas relacionados à falta de sono (insônia)
  • Redução da intensidade e recorrência de enxaquecas e dores de cabeça
  • Melhorias relacionadas à constipação e problemas relacionados ao trato intestinal
  • Redução de problemas circulatórios relacionados à falta de exercício
  • Melhoria de má postura e todo tipo de dores nas costas, lombar, cervical, ombros
  • Atenuação de condições como escoliose, hérnia de disco, desequilíbrio na cintura pélvica, rigidez na cintura escapular, etc
  • Redução de dores nos membros ocasionadas por esforço repetitivo tais como rigidez matinal, dor nos joelhos, artrite reumatoide, desequilíbrio nas articulações do quadril, deformidade de joanete

Como podemos ver os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica são incríveis e variados!

A Yoga Massagem Ayurvédica é para mim?

Essa técnica é indicada para pessoas nos seguintes casos:

  • Rigidez
  • Dores articulares e musculares
  • Recuperação desportiva
  • Distúrbios digestivos
  • Distúrbios de sono
  • Stress, ansiedade e depressão
  • Excesso de dores de cabeça
  • Para todos que querem ter uma profunda experiência

É contraindicada nos seguintes casos:

  • Estado febril
  • Lesões teciduais (bolhas, queimaduras, ferimentos)
  • Pós cirúrgicos imediatos
  • Fraturas
  • Osteoporose
  • Trombose
  • Câncer
  • Gestantes

Aproveite a marque logo uma sessão de Yoga Massagem Ayurvédica com os terapeutas da Escola Humaniversidade.

Conclusão

E então, o que você achou? Que tal se aprofundar nessa técnica tão sagrada que une metodologias tão antigas e renomadas?

Juntando o melhor de dois mundos na Yoga Massagem Ayurvédica!

Sobre a Humaniversidade

A Humaniversidade é uma escola holística que forma os melhores terapeutas do mundo, uma escola renomada com mais de 30 anos ensinando e auxiliando pessoas a se conectarem com o mundo e suas jornadas. Se você se conectou com esse artigo, fale conosco!  Saiba como podemos ajudar na sua jornada. Conheça todos os cursos

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta