a

FORMAÇÃO EM ACUPUNTURA

A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization), reconhece a habilidade e a eficiência  da acupuntura e da medicina tradicional chinesa para tratar mais de 43 desordens  comuns. 

A acupuntura é uma terapia que surgiu da medicina tradicional chinesa e é utilizada como forma de promover o bem-estar e ainda servir de auxílio no tratamento de vários problemas de saúde. As técnicas de acupuntura consistem basicamente na estimulação de pontos específicos distribuídos nos meridianos – onde estão localizadas terminações nervosas, tendões e fibras musculares, promovendo a restauração das funções energéticas dos tecidos e órgãos. 

Através do reconhecimento da eficácia e importância da acupuntura para  atingirmos uma vida mais equilibrada, a Humaniversidade oferece esta formação seguindo a abordagem da acupuntura sistêmica, segmentar e microssistemas clássicos. 

Ministrada por profissionais experientes e altamente capacitados, essa formação conta com aulas teóricas e práticas para integralizar e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa e fazer com que o aluno adquira o domínio da essência das metodologias e práticas para aplicação.

Ao compreender o universo da MTC, você vai descobrir que uma dor pode ser transformada apenas por um olhar, toque ou uma abordagem diferente.

Teorias e Técnicas

Acupuntura

Técnica chinesa de medicina alternativa que tem como princípio o trabalho com agulhas inseridas no corpo humano em pontos específicos para o tratamento de diversas desarmonias.

Acupuntura Estética

Técnica de Acupuntura que tem como foco os tratamentos estéticos para auxiliar na melhora de envelhecimento, rugas, acnes, flacidez, etc.

Auriculopuntura

Especialidade da Acupuntura e parte da MTC. Consiste na estimulação de pontos presentes no pavilhão auricular para o tratamento de problemas físicos, mentais e energéticos.

Laserterapia

Técnica de tratamento terapêutico que utiliza a radiação não invasiva e tolerável para a pele humana. Através desse feixe eletromagnético, é possível tratar dores e inflamações, por exemplo.

Ventosaterapia

Terapia utilizada para a melhoria da circulação sanguínea do corpo. A técnica forma um vácuo que suga a pele e aumenta o tamanho dos vasos no local aplicado.

Moxaterapia

Tratamento terapêutico que utiliza a aplicação de calor de forma direta ou indireta sobre a pele com a utilização da moxa em suas diversas formas.

FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

A JORNADA

Aqui os alunos serão apresentados a autêntica acupuntura tradicional chinesa com toda a sua filosofia, teoria e prática. Os futuros profissionais serão inseridos em um ambiente de teoria e prática desde as primeiras aulas. Deverão realizar pesquisas científicas e trabalhar com estudos de casos durante todo o curso. O conteúdo atende às necessidades de qualquer profissional que deseja compreender os fundamentos básicos da Medicina Tradicional Chinesa e ter o domínio de suas práticas.

A formação é composta por aulas presenciais, aulas online (ao vivo e gravadas), material didático, estágio e suporte técnico. Atendimento terapêutico, avaliações práticas com ênfase no pensamento holístico e na iniciativa e prática do procedimento terapêutico clínico, além de trabalhos complementares e TCC. Totalizando até 1200 horas certificadas pela Escola Humaniversidade e pelo SATOESP.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

– Fisiologia e fisiopatologia dos órgãos e vísceras – ZangFu e Fu extraordinários: Fei, Shao Chang, Shen, Pang Gua, Gan, Dan, Xin, Xin Bao, San Jiao, Da Chang, Wei, Pi, útero, cérebro, medula.

– Etiopatogenia e síndromes

– Meridianos principais – Estudo detalhado dos principais pontos, sua localização, funções isoladas e possíveis associações com prática.

– Estudo anatomo-funcional dos meridianos principais e acupontos: Trajetos superficiais e profundos, localização e função dos pontos.

– Canais unitários e sua utilização.

– 5 Elementos e 5 movimentos – Lei de Geração, dominância e contra dominância.

– Cinco sabores: picante, ácido, amargo, doce, salgado e seus movimentos, suas relações na lei dos cinco movimentos.

– Pontos Mo: sua diagnose e prática.

– Meridianos Distintos e suas implicações.

– Meridianos Tendino musculares e suas relações com os bloqueios e energias perversas.

– Sistemas de meridianos principais (Jing) e meridianos secundários (Lo): pulmão, intestino grosso, estomago, baço pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rim, triplo aquecedor, pericárdio, vesícula biliar, fígado.

– Vasos maravilhosos – fundamentos e prática

– Casos específicos: teoria e prática por sistemas. Aprofundamento em músculo esquelético com definição de patologia ocidental e desarmonia na visão da MTC e prática, técnicas de acupuntura nas contraturas musculares.

– Fisiologia energética e Estudo das 5 substancias: Qi, Xue, Jinye, Jing, Shen.

– Laserterapia e suas aplicações na energética da MTC e da fisiologia ocidental. Associada Acupuntura constitucional – ponto shu-laserterapia.

– Aplicabilidade clínica dos pontos: mestres, yuan (fonte), sedação, tonificação, Lo, assentimento, alarme, Xi, confluência.

– Auriculoterapia.

– Acupuntura Coreana (Koryo)

– Acupuntura Estética.

– Eletropuntura

– Materiais e estímulos: agulhas filiformes e semipermanentes, moxabustão, ventosoterapia, laserpuntura, eletroacupuntura, eletropuntura, sementes, esferas, magnetos.

– Estudo e prática de desbloqueio energético sem agulhas

– Técnicas afins (magnetoterapia, cromoterapia, manaka, akabane)

– Combinação de pontos

– Associação de acupuntura segmentar, sistêmica e área alvo.

– Energias e construção do Qi, Xue, Jinye, Jing, Shen.

– Níveis energéticos (Shao Yin, Tai Ying, Jue Yin, Tai Yang, Shao Yang, Yang Ming).

– Energias patógenas exógenas (vento, frio, calor, umidade, secura e fogo) e seus respectivos níveis de acometimentos.

– Energias patógenas endógenas/acupuntura e psicologia: Zhi (medo), Po (tristeza), Hun (raiva), Shen (alegria), Yi (reflexão).

– Matrizes emocionais e entidades viscerais, relação com meridianos distintos.

– Síndromes: Bi, Li, Biao-Li, Excessos, Insuficiências, Calor, frio, vento, umidade, secura, fogo e ZangFu.

– Neurofisiologia/Neurociência da acupuntura: Transmissão do estímulo do acuponto ao córtex, reações locais, medulares, centrais, mecanismos de ação.

Assista aos vídeos abaixo e conheça um pouco mais sobre essa formação:

JORNADA TRANSFORMADORA

Nessa jornada, você passará por um processo profundo e transformador, para despertar seu potencial interno de cura, desenvolver novas habilidades e fortalecer um estado de consciência conectado com o todo.

24 Meses de Duração

1 domingo por mês e 1 aula online mensal durante a semana (a combinar).

Material Didático

Você terá acesso a uma área exclusiva do alunos, com Vídeoaulas e materiais didáticos.

Certificação Reconhecida

Cerificado reconhecido pelo SATOESP, Sindicado dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo

CONHEÇA SEUS INSTRUTORES

Adalberto Baptista - Acupuntura - Humaniversidade

CONHEÇA ADALBERTO BAPTISTA

É fisioterapeuta, com especialização em traumato-ortopedia e desportiva, acupunturista com formação em acupuntura coreana, sistêmica, auricular e massagens orientais nos Estados Unidos, participação em cursos de acupuntura estética pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), participante em reuniões cientificas em benefícios do tratamento pela acupuntura promovido pelo Departamento de Acupuntura da Associação Paulista de Medicina.

Marcos Marchi - Massoterapia e Naturopatia

CONHEÇA Marcos Marchi

Graduado em Filosofia e Fisioterapia, trabalha com Acupuntura há 16 anos, coordena o ambulatório de Acupuntura e ministra aulas na Escola Humaniversidade Holística; Formado em Acupuntura pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Auricoloterapia pela ABAA.

Escolha quando começar

ESTE CURSO NÃO ESTÁ AGENDADO NO MOMENTO

Em breve abriremos novas datas, caso tenha interesse em participar, clique no link abaixo e fale conosco, informando seu telefone e e-mail.

Será uma honra e um privilégio fazer parte da sua transformação pessoal.

QUERO RESERVAR MINHA VAGA!